sábado, 18 de maio de 2013

Tim Berners-Lee. Decepção proporcional à expectativa



Desde o dia que soube que teria a oportunidade de participar deste fantástico evento, o www2013, que reúne os papas da Internet e este ano seria no Rio de Janeiro, fiquei muito empolgado. Particularmente pelo fato que poderia conhecer nada mais nada menos do que o inventor da web, Tim Berners-Lee.

Minha expectativa era grande para ouvir o que tinha a dizer sobre o futuro da Internet alguém que, simplesmente criou o www e com isso revolucionou a rede.

 Aguardei ansiosamente. Primeiro, o dia que estava marcado para ele falar. Depois o momento. Mas então o inimaginável aconteceu. A palestra de Tim Berners-Lee se baseou em torno de algo conhecido como DRM (Digital Rights Management). Sim... O inventor da web, de quem se esperava uma visão mais libertária, por uma Internet mais aberta, flexível, veio falar de um padrão de gerenciamento de copyright. 

O DRM é uma tecnologia que permite aos donos dos direitos autorais de um determinado conteúdo - video, música, texto, etc., controlar o conteúdo fornecido, mesmo após a venda ter sido concluída. Basicamente é como se, depois que um consumidor comprasse um CD, por exemplo, a gravadora pudesse decidir o que ele vai fazer com o material. Em outras palavras, o DRM aumenta ainda mais o poder da indústria sobre o consumidor.

Quem entende de tecnologia deu sua opinião: O DRM não vai funcionar. Ele é péssimo em evitar quebra de direitos autorais, mas é muito eficiente em impedir a inovação.

Tim Berners-Lee, defendeu a incorporação do DRM ao HTML5.

A sensação durante a palestra era de incredulidade. Quando abriram para perguntas da platéia à Tim, foi uma grande confusão. Como esperado, houve polêmica e as perguntas foram bem longas. Todos queriam saber o motivo que levou o criador da web a defender uma posição tão conservadora.

Afinal, o mundo discute, desde o advento do Napster, a possibilidade de uma nova forma de relação consumidor x indústria, do conteúdo "protegido" por direitos autorais. Até onde a gravadora, por exemplo, não esteve abusando de sua posição? Sabemos que o artista leva apenas uma pequena parte na divisão do bolo. E o consumidor paga caro. Então, uma discussão que vinha sendo saudável, voltou ao ponto de partida? Agora sob o aval do criador da web?

Ao sair da palestra comentei com amigos minha impressão. Acharam que eu estava exagerando. Mais tarde, ao conversar com outros presentes, minha opinião se mostrou correta. A palestra com Tim foi a grande decepção do evento.


2 comentários:

  1. fabíola Calixto Matsumoto27 de maio de 2013 às 15:05

    Eu estive no evento! Também esperava mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Fabíola, Tim Berners-Lee era uma das atrações mais esperadas, eu estava ansioso mesmo para conhecer alguém que é um ícone da Internet - o criador da Web... Mas fiquei muito decepcionado com suas idéias. Agradeço a você pela visita ao blog!

      Excluir