domingo, 25 de novembro de 2012

Tudo se resume a evitar gargalos...



Após uma década de experiência trabalhando com ajuste fino de sistemas web, posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que a frase que intitula este primeiro post no blog sintetiza perfeitamente a idéia do que é a otimização de sistemas que necessitam de alta disponibilidade e desempenho.

Ocorre que, tal qual qualquer serviço disponibilizado a um grande público com canais finitos, há uma tendência a formação de gargalos, que são o maior inimigo do fluxo ininterrupto do processo.

Durante as olimpíadas de Londres em 2012, os organizadores se valeram de uma filosofia conhecida como "go with the flow", na qual eventualmente abriam mão da arrecadação em uma estação de trem, por exemplo, caso o processo de aquisição dos bilhetes pudesse causar um congestionamento de pessoas nas saídas (vale esclarecer que em Londres põe-se o bilhete na saída da estação). Priorizou-se (pontualmente) o fluxo ininterrupto de passageiros em detrimento do faturamento, mas a idéia era evitar situações de risco, que surgiriam se um gargalo fosse instaldo.

Os mesmos princípios podem (e devem) ser aplicados em sistemas web que precisam de um uptime elevado.

É importante salientar que, tal qual a eventual diminuição do faturamento nas estações de trem de Londres durante os jogos de grande público, haverá situações em que será preciso escolher do que abriremos mão no processo, em detrimento de algo de importância semelhante, considerando como principal objetivo o sucesso do processo como um todo.

Como disse o pai da química moderna, Antoine Lavoisier, "na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Na informática não seria diferente. Portanto, a questão é mesmo, em última análise, uma arte de ajuste de custo/benefício.

Nos próximos posts mostrarei diversos conceitos e técnicas que podem ser aplicados a qualquer sistema de informática que precise de alta disponibilidade, independente da linguagem de programação utilizada (e essa é a beleza da coisa).

São informações que valem ouro.

Fique ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário